terça-feira, 12 de abril de 2011

Aço inoxidável oxida!

Sim, pode parecer contraditório, mas é isto mesmo. Todo aço inoxidável, está na verdade oxidado.
Mas se é inoxidável, como ele está oxidado?

Para entender como é isto é possível, vamos primeiro entender o que é a oxidação, ou, como é conhecido popularmente, a ferrugem.

A ferrugem é na verdade a reação da água e do oxigênio do ar com o ferro, formando óxido de ferro.
Vejamos a equação geral da oxidação do ferro:

Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)
O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio)
2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral da formação da ferrugem)

Esta reação é espontânea, e a unica maneira de evitá-la é impedindo o contato destas substancias.

O oxido de ferro formado tem uma aparência nada agradável, com o ferro perdendo suas propriedades, perdendo rigidez, vindo até mesmo a "esfarelar". Isto acontece porque o oxido de ferro formado é poroso, permitindo a passagem de ar e água para o interior do material, se oxidando por inteiro (motivo pelo qual materiais construídos utilizando o ferro recebem uma camada de proteção externa - banho de estanho, tintas impermeáveis, etc..).


Material Enferrujado
Aço Inoxidável




O aço inoxidável, contém além de ferro e carbono, significativas doses de cromo, níquel e molibdênio.

E o segredo está justamente aí. Quando o ferro inoxidável entra em contato com o oxigênio e a água, é formado também óxido de cromo. Diferente do óxido de ferro, o oxido de cromo forma um camada extremamente fina, invisível e impermeável. A água e o oxigênio não conseguem penetrar por esta camada, o que impede que o processo de oxidação continue.

Muitas vezes, ao realizar a limpeza de materiais de aço inoxidável, esta camada protetora de óxido de cromo é removida, mas em contato novamente com água e oxigênio, esta camada é novamente formada e a reação descontinuada novamente, preservando a integridade do  material.

0 comentários

Postar um comentário